cover
Tocando Agora:

Locutor no Ar

announcer

Nova portaria estabelece regras para embarcações de passeio em Santarém, no Pará

Píer 3 em Santarém Zé Rodrigues/TV Tapajós A Secretaria Municipal de Portos e Transporte Aquaviário (Sempta) de Santarém, oeste do Pará, publicou a Porta...

Nova portaria estabelece regras para embarcações de passeio em Santarém, no Pará
Nova portaria estabelece regras para embarcações de passeio em Santarém, no Pará (Foto: Reprodução)

Píer 3 em Santarém Zé Rodrigues/TV Tapajós A Secretaria Municipal de Portos e Transporte Aquaviário (Sempta) de Santarém, oeste do Pará, publicou a Portaria nº 08/2026, que regulamenta a utilização do Píer 3 e de uma nova balsa de apoio instalada no local. O espaço passa a ser destinado exclusivamente para a atracação e para o embarque e desembarque de passageiros de embarcações de turismo local, nacional e internacional. ✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp O secretário municipal de Portos e Transportes Aquaviários, João Paiva explicou as motivações para a implementação da medida: "O Píer 3 hoje é o píer que é destinado para embarcações de embarque e desembarque de passageiros, e colocamos agora uma outra balsa na ponta desse píer para aumentar a capacidade desse trabalho, pra atender melhor, pra dar mais condições, porque o píer agora ele é destinado exclusivamente pra essa atividade. As pessoas não vão conflitar em outros píeres onde não tá permitido esse tipo de atividade." Com a portaria já em vigor desde o dia 25 de junho, os operadores de turismo devem seguir regras rigorosas para o uso do Píer 3. O lado boreste do píer, junto com a nova balsa de apoio, fica reservado para essas atividades, visando melhorar o fluxo e a acessibilidade. Agora no g1 A fiscalização será feita de forma conjunta entre fiscais da secretaria e a concessionária responsável pela gestão dos píeres. Um dos focos do trabalho será organizar as janelas de atracação: as embarcações estão proibidas de permanecer no local por tempo prolongado após a conclusão das operações de embarque ou desembarque, garantindo assim a fluidez do trânsito fluvial. "Nós teremos aqui tanto os nossos fiscais da secretaria, mas também a concessionária já faz a gestão dos píeres, vai ficar fazendo a fiscalização pra evitar conflitos aqui, porque terá que ter um trabalho no sentido de ordenar quem chega, que horas chega, como é que fica aqui.", alertou o secretário. Colaborou Zé Rodrigues/TV Tapajós. VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região